Ricardo Santos

Ricardo Gil Santos iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Academia de Música de Paredes, tendo aos 7 ingressado no estudo do violino. Com 16 anos terminou o 8º grau de violino obtendo a classificação final de 16 valores.

 

Durante o seu período de estudos participou nas diversas edições do Encontr’artes, da Semana Cultural da Academia de Música de Paredes e foi concertino no ensemble de jovens músicos que estreou a ópera As Quatro Portas do Céu. Recebeu ainda duas menções honrosas pela sua participação na 8ª edição do Concurso de Santa Cecília - Curso de Música Silva Monteiro, uma na categoria C de Violino Solista e outra na categoria de Música de Câmara.

Em 2005 ingressou como estagiário na orquestra ”Ensemble das Terras do Sousa”, onde interpretou maioritariamente reportório barroco de relevo. Em 2006, na sua segunda temporada desta orquestra que contou com a participação de solistas internacionais, ingressou numa Masterclass orientada por Emmanuelle Bernard, à data violinista da Orquestra Filarmónica de Berlim.


Em 2007 iniciou o seu período como professor: primeiramente lecionando formação musical e a partir de Outubro de 2009 lecionando violino, projeto em que se manteve até 2011.

gallery/ricardoteste