André Cruz

Iniciou os estudos musicais aos 6 anos na Academia de Música de Paredes, tendo aí concluído o 8º Grau de Violino, bem como das disciplinas de Formação Musical, de Classe de Conjunto, de Análise e Técnicas de Composição, de História da Música e de Acústica.


Participou em diversos concertos e recitais, dos quais são de destacar a presença em diversas edições do Encontr’artes e da Semana Cultural da Academia de Música de Paredes, na Export Home e nos Encontros de Música das Terras do Sousa de 2005 e 2006, pertencendo ao Ensemble das Terras do Sousa.

Participou na 8ª Edição do Concurso de Santa Cecília - Curso de Música Silva Monteiro, na categoria C de Violino e de Música de Câmara e numa Master class inserida nos Encontros de Música das Terras do Sousa ministrada por solistas convidados da Orquestra Filarmónica de Berlim.


Atualmente, pertence ao Ensemble Vocal de Freamunde, grupo onde começou por ser violinista convidado, participando em diversos concertos e festivais, dos quais se destacam a participação no Festival de Tui, Espanha; no Festival de Música para Jovens, Gaia; no 9º Festival Internacional de Coros de Alta Pusteria, Itália; na Intercasa - FIL, Lisboa; no III internacional Choir Festival Randers, Dinamarca; e no 16º Festival Internacional de Coros de Provence, França. Com este grupo gravou um CD e fez parte da organização da Competição Internacional de Coros de Freamunde de 2010, 2012 e 2014.

gallery/andreteste