Alexandra Costa

Nasceu em 1991, é natural de Barcelos e desde muito cedo demonstrou aptidão e grande interesse pela música, pelo que investiu na sua formação.

 

Em 2008, frequentou o curso de música, variante de execução Canto, na Academia de Esposende com o professor Pedro Teles e, no mesmo ano, fez uma master class com o Professor Doutor António Salgado.

 

Em 2009 iniciou a licenciatura no Curso de Música com especialização em Canto, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sob orientação dos Professores Doutores António Salgado e Sofia Serra.

gallery/xanateste

Ainda no mesmo ano, entrou para o Coro Polifónico da Lapa, onde canta sob a batuta do Mestre Capela Filipe Veríssimo, tendo participado no Requiem de Mozart, Magnificat de Bach, entre outras obras de renome.

 

Como elemento deste grupo coral, teve a oportunidade de cantar na missa celebrada pelo Papa Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal em 2010, e de conhecer músicos de renome internacional como o maestro alemão Johannes Skudlik, o organista titular de Nôtre Dame, Olivier Latry, e o organista e compositor Jean Guillou, entre outros. Foi solista nas duas obras Via Crucis de Franz Liszt e Mistério Pascal da autoria do Padre Ferreira dos Santos e ainda no Gloria de John Rutter.

 

Tem aperfeiçoado a sua técnica vocal com ilustres cantores como Laura Sarti, Susan Waters, Pierre Mak e Muriel Corradini, e pela frequência de vários cursos de canto e de interpretação musical.

 

A convite do Professor Doutor António Salgado e como elemento do Coro Interuniversitário, participou também na Nona Sinfonia de Beethoven (2010) e na Ópera D. Giovanni de Mozart (2011), projetos sob a direção artística e musical do Maestro António Saiote.

 

Recentemente terminou o Mestrado em Ensino da Música, vertente canto na Universidade Católica Portuguesa. Estagiou na Fundação Conservatório Regional de Gaia sob orientação da professora Fernanda Correia com quem também aperfeiçoa a técnica vocal.